Metodologia Luisa Parente

A MLP – Metodologia Luisa Parente – é uma proposta pedagógica com abordagem lúdica e programa técnico exclusivo com base em progressão de níveis, capacitação técnica, supervisão e gestão sob a licença da marca Luisa Parente, de ginasta a professora, comentarista e empreendedora, com experiência de 34 anos de ginástica.

As crianças tem a oportunidade de desenvolver diversas habilidades motoras (coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, agilidade, outras específicas como saltar, rolar, apoiar, balancear, girar, etc.) e também cognitivas (autoconhecimento corporal, conhecimento da modalidade, aparelhos, limites e regras) e emocionais/afetivas (coragem, concentração, prazer e satisfação de realizar os movimentos, alegria, disciplina, respeito)

Nesta proposta, não há qualquer restrição em princípio, exceto médica se for o caso. Qualquer criança pode e deve praticar a ginástica. A iniciação à ginástica traz benefícios para crianças com quaisquer níveis de habilidades, favorecendo um desenvolvimento e crescimento ativo e saudável. É muito recomendada para todas as crianças em especial, com desvantagens motoras e dificuldade de concentração, pois trabalha fortemente estas áreas. Também para as crianças com alguma deficiência ou síndrome mental, pois, estimula por meio dos exercícios o foco, a repetição além de proporcionar prazer e alegria.

O principal é que os pais entendam a ginástica como um complemento educacional essencial para a melhor formação de seus filhos. Se servir de exemplo, meus dois filhos fizeram ginástica e vivenciaram as oportunidades que só a ginástica pode oferecer. Correr e saltar pode acontecer em vários momentos do dia, mas correr, saltar, girar, aterrissar, saber cair e alinhar a postura (ao mesmo tempo) só na ginástica. Equiparo a ginástica à natação. Dois esportes fundamentais para o aprendizado motor e cognitivo da criança. Assim como a natação ultrapassa a questão de formação para uma questão até de sobrevivência, a ginástica ensina por sua vez a cair, a vencer obstáculos, a se projetar, ajudando a formar inclusive o caráter do praticante.

A metodologia LP está indicada para atender crianças a partir dos 10 meses de idade até o inicio da adolescência, com atividades lúdicas adequadas ao desenvolvimento de cada faixa-etária.

Para a faixa etária até seis anos adotamos uma metodologia lúdica extraída do projeto de extensão chamado “Crescendo com a Ginástica”, da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, que privilegia o “Aprender Brincando” e a exploração da criatividade, objetivando o desenvolvimento da criança, a melhora da expressão corporal e a iniciação ao esporte.

A partir dos seis anos procuramos dar ênfase no direcionamento técnico diferenciado por nível de desenvolvimento. As aulas podem durar de 30 a 90 minutos.

As turmas são divididas por faixa etária com limite entre 12 e 20 alunos dependendo da faixa-etária, podendo ser auxiliada por outros profissionais e estagiários.
A progressão pedagógica dos exercícios leva em consideração a capacidade de cada aluno e a segurança do mesmo. As aulas são dinamizadas com exercícios de ginástica artística e rítmica, objetivando a realização de exercícios básicos e fundamentais dentro da técnica correta de iniciação.

As ginásticas estimulam o desenvolvimento de qualidades físicas como a força, a flexibilidade, o equilíbrio, trabalhando a coordenação motora e rítmica bem como a concentração e o raciocínio.

A proposta prevê avaliação técnica dentro de um programa exclusivo. Apresentamos por escrito ao término do ano um relatório individualizado demonstrando o desenvolvimento técnico, cognitivo e comportamental do aluno ao longo do período, com observações personalizadas.